1.29.2007

O rei que faltava!

O Rei D. Dinis sempre foi um dos meus reis preferidos, ou não tivesse sido ele que mandou construir a Torre de Menagem do Castelo de Marvão e dotou a Vila de muralhas! Este Catito surgiu assim na sequência da Rainha Santa para completar o parzinho janota de duas importantes figuras históricas!
No escudo do Rei Lavrador tive o cuidado de reproduzir as cinco quinas que já vêm desde D. Afonso Henriques ( para quem interessar o tema ver aqui)

D. Dinis (9 de Outubro 12617 de Janeiro 1325, Santarém), rei de Portugal, filho de D. Afonso III e da infanta Beatriz de Castela, neto de Afonso X de Castela. Foi aclamado em Lisboa em 1279. Cognominado O Lavrador ou O Rei-Agricultor (pelo impulso que deu no reino àquela actividade) e ainda, O Rei-Poeta ou O Rei-Trovador (pelas Cantigas de Amigo e de Amor que compôs e pelo desenvolvimento da poesia trovadoresca a que se assistiu no seu reinado), foi o sexto Rei de Portugal. Foi o primeiro rei português a assinar os seus documentos com o nome completo. Presume-se que tenha sido o primeiro rei português não analfabeto
Para saber mais sobre o Reinado do Rei Lavrador:
http://www.tuvalkin.web.pt/terravista/Guincho/1421/bandeira/pt_hist.htm#1248


O casalinho janota: D. Dinis e a Rainha Santa - Isabel de Aragão!

DISPONÍVEIS

catarinacatita@clix.pt

5 comentários:

Anónimo disse...

Catarina,
Parece que andamos em telepatia, ainda ontem à noite tínha comentado com o Pedro de fazer bonecas em feltro, que tivessem relacionadas com as lendas e a história de Marvão, pois a Leonor tem um marcador de livros da IMAGINARIUM que é uma princesa.
Podes continuar pois está cool.
Bjs Cris

Catarina disse...

Ibn Maruan, D. Sancho I, D. Manuel, Mousinho da Silveira, o governador militar da vila e os seus soldados, já para não falar numa moura encantada, da Nossa Senhora da Estrela......Já me estás a dar ideias!!!!!!!!!!!Vou atacar os feltros!!!!!
Beijinhos

macati disse...

olá gira!
adorei este casalinho! já experimentaste ir a uma loja de turismo ou de recordações, artesanato e vender este casalinho? ou quando fizeres os das lendas de Marvão!!!
bjnh, manela

Catarina disse...

obrigada pela sugestão manela!
beijinhos

Anónimo disse...

coisas lindas mesmo giras
se kiseres particiapr no meu concurso vai ate www.melideias.nireblog.com